A panela de pressão é um utensílio doméstico indispensável na preparação de vários pratos. Ela acelera o cozimento de alimentos mais sólidos, como, por exemplo, o feijão. Por isso ter uma peça dessas é fundamental. Mas é fato que esse tipo de panela mete medo em muitas donas de casa. Essa semana mesmo estava conversando com uma amiga a cerca do que iria preparar para o almoço, quando eu disse que iria fazer um lombo na panela de pressão, ela disse que não tinha panela de pressão em casa, pois morria de medo de usar.

Confesso, eu também já tive medo de usar a panela de pressão.São tantas histórias macabras que a gente ouve acerca de panelas de pressão que explodiram que dá medo mesmo. Mas como diz minha mãe, medo é para ser encarado e enfrentado (rs).

Pensando em te ajudar a perder o medo da panela de pressão, eu separei algumas dicas para você aproveitar os benefícios desse utensílio doméstico que vai tornar seu dia a dia na cozinha bem mais prático.

coz01

Crédito: Internet

Confira como usar a panela de pressão com segurança:

  1. Nunca cozinhe nada na panela sem líquido algum.

Sempre que for cozinhar algo na panela de pressão, certifique-se que tem líquido no interior da panela. Nunca cozinhe algo sem que haja água dentro da panela, pois a água é necessária para garantir o bom funcionamento de sua panela.

  1. Preencha somente 2/3 da quantidade máxima da panela.

Verifique se a quantidade de água mais o alimento não excedem o limite de 2/3 do total do espaço da panela de pressão. Não se pode encher a panela por completo, pois no espaço livre é que o vapor vai se concentrar para cozinhar os alimentos.

  1. Após pegar a pressão, cozinhe em fogo baixo.

Assim que a panela pega o vapor, você vai perceber que ela faz um barulhinho que é um sinal de que a panela já pegou pressão. Então você pode baixar o fogo, pois a pressão permanecerá.

  1. Observe bem o tempo de cozimento.

O cozimento dos alimentos na panela de pressão é bastante rápido. Por isso observe nas receitas o tempo necessário para preparar os pratos. Por exemplo, o tempo médio de cozimento na panela de pressão é de 30 a 40 minutos no máximo. Sempre tomando cuidado para não secar a água do interior por completo.

  1. Como retirar a pressão da panela com segurança.

Após o tempo de cozimento do alimento, você deve apagar o forno e retirar toda pressão da panela antes mesmo de abri-la. Os modelos mais modernos têm uma opção de liberar o vapor pela válvula, já os modelos mais antigos é preciso levantar o pino com um garfo até o vapor sair totalmente.

Você não tem mais motivos para deixar de usar a panela de pressão. Se você ainda não tem uma panela de pressão é hora de adquirir esse utensílio doméstico. Atualmente existem muitos modelos de panela de pressão com trava de segurança o que é mais um recurso para você ficar tranquila na hora de cozinhar.

Esse é o modelo da minha panela de pressão. Super indico! Ganhei de presente de casamento.

coz02

Crédito: Internet

Encontre os modelos disponíveis em um dos nossos sites parceiros como: Submarino, Americanas e Shoptime. Mas antes do fechamento de sua compra, garanta seu cupom de desconto no site Cupom Grátis.