Falar em nuvem para muitos ainda pode ser um mistério, quem dirá a Excelentíssima Sra. Dilma (rs). Mas brincadeiras à parte, essa matéria vem esclarecer e apresentar quais são as plataformas mais utilizadas em nosso país.

As nuvens simplesmente são recipientes virtuais em que você armazena diversos tipos de arquivos, fotos, vídeos, links de forma remota de fácil acesso, navegando nelas através de smartphones, tablets e desktops. Podendo compartilhá-los, gerando links, permitido que outros usuários visualizem ou ainda que possam fazer alterações após um convite de compartilhamento por e-mail.

nuvens

 Crédito: Montagem Thonny Tenorio

Google Drive

Pela popularidade nas aquisições de smartphones no Brasil, o Google Drive é o mais utilizado.

Pelas diversas ferramentas, variação de cores e funções o Drive acabou entrando na graça dos brasileiros. O serviço hoje disponibiliza um espaço gratuito de 15 Gb de armazenamento.

OneDrive

O OneDrive, que pertence a Microsoft, é uma das nuvens mais populares devido ao uso do Hotmail e ao sistema operacional Windows, que é o mais utilizado por brasileiros. Diferente do Google Drive, ele possui uma interface monocromática, mas de fácil utilização e oferece 15 Gb de armazenamento.

Dropbox

O Dropbox ficou mais conhecido no Brasil através da venda de smartphones Android, em especial os da marca Samsung que já vinham instalados de fábrica oferecendo 5 Gb de armazenamento.

iCloud

Eu não poderia deixar de falar no iCloud que é de utilização exclusiva dos clientes iOS que oferece um armazenamento de 5Gb. Sua popularidade também é devida a entrada do smartphones da Apple no Brasil, já que os computadores Macintosh não são tão populares.

OBS: Os espaços de armazenamentos aqui citados são os de pacotes gratuitos, mas você também pode aderir mais espaço contratando outros pacotes pagos nessas nuvens.

______________________________________________________________________________________________________________

Curiosamente boa parte das pessoas começam a utilizar as nuvens de compartilhamento a partir das compras de smartphones. Você pode encontrar ótimas ofertas no Submarino e na Cissa Magazine ou então conheça os cupons ativos no Cupom Grátis nessas e em demais lojas.