Tudo bem que azeite por si só já é bom demais, mas imagine que ele pode ficar ainda melhor se for aromatizado! Alecrim, alho, manjericão, sálvia, pimenta, orégano, baunilha e canela são algumas das ervas e especiarias que podem personalizar seu azeite. Sem esquecer, claro, das sofisticadas trufas, consideradas o diamante da cozinha.

rina01

Crédito: Mise en place

 Azeite aromatizado confere sabores e aromas a qualquer preparação, inclusive preparos doces, como o aromatizado de canela que pode ser utilizado em massas de bolo. Tão saboroso e sofisticado, nem parece que é fácil de fazer. Mas confiram a receita e depois me contem se levou mais de 10 minutos para prepará-los. São duas formas de preparo: quente e frio.

 O preparo frio é assim chamado, simplesmente, porque não vai ao fogo. Esta forma de fazer demanda um tempo maior para que o azeite esteja pronto para o consumo (de 20 a 30 dias, mas quanto mais tempo melhor).

Já no preparo quente, o azeite deve ser levemente aquecido. Mas, atenção, jamais deve ser levado à fervura nem chegar perto disso. É somente esquentar por aproximadamente 3 minutos e pronto. Veja nas receitas abaixo.

rina02

Crédito: Food with a meaning

Receita para o preparo frio de azeite aromatizado com alecrim

Ingredientes:

  • 1 vidro lavado e higienizado
  • 300mL de azeite
  • Ramos de alecrim a gosto (lavados e higienizados)

Modo de preparo:

Despeje o azeite no vidro desejado e depois coloque os ramos de alecrim. Aí você me pergunta com cara de espanto: “só isso?”. Sim! Só isso. É só aguardar o azeite curar e se envolver com o aroma e sabor do alecrim e saboreá-lo com uma boa massa. Humm…

Receita para o preparo quente de azeite aromatizado com alho

Ingredientes:

  • 1 vidro lavado e higienizado
  • 300mL de azeite
  • 2 dentes de alho descascados

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio por aproximadamente 3 minutos. Esteja atento, pois o azeite não deve esquentar demais nem muito menos ferver. Depois, desligue o fogo e adicione os dentes de alho. Transfira para a garrafa, espere esfriar e tampe. Deve ser consumido de 1 a 3 dias após o preparo (bem mais rápido que o preparo a frio).

Dicas:

  • Se for utilizar ervas frescas, atenção para secá-las bem depois de lavar, bem como a garrafa ou recipiente que será utilizado para armazenar o azeite. O mínimo de água pode colocar seu preparo a perder, pois estragará bem mais rápido.
  • No preparo a frio, você pode utilizar a própria garrafa do azeite para fazer a preparação. É só colocar as ervas dentro da garrafa e guardar até que esteja pronto para ser consumido.
  • Que tal fazer mini garrafinhas de azeite aromatizado para dar de lembrança aos seus convidados no próximo jantar? Tenho certeza que eles irão se surpreender com o delicioso mimo, mais ainda quando souberem que foi preparado por você.