Você já deve ter ouvido alguém mais velho dizer “na minha época criança não fazia isso” ou “na minha época a gente só pegava em computador depois de grande” e outras frases que demonstram o quanto os tempos mudaram nos últimos anos.

Hoje em dia, como se diz por aí, “criança já nasce sabendo tudo” e nós não podemos negar. E foi pensando nessa nova geração de crianças que aprendem tudo rápido demais que foi desenvolvido o quarto Montessori.

mon01
Crédito: Internet

Basicamente, é um quarto de criança feito para a criança. “Mas que absurdo, a cama está no chão?” Sim, e isso é proposital. A cama rente ao chão e todos os brinquedos ao alcance da criança dão a autonomia que ela precisa. Nesse quarto, o chão não é um lugar proibido, mas sim convidativo, os brinquedos estão ali para serem usados e pegos pela própria criança, desde bebê.

mon01
Crédito: Revista Casa e Jardim

O objetivo é que desde as primeiras engatinhadas a criança possa sair de sua cama e brincar com o que quiser, estimulando a independência e criatividade. Por isso esse quarto não consiste em apenas um modelo de cama ou prateleiras, mas todo um conjunto cheio de cuidados, como chão com tapetes de borracha e brinquedos que não sejam pesados. Clicando aqui você pode ver dezenas de exemplos de decoração para esse quartinho.

mo03
Crédito: Internet

Outros elementos importantes no quarto Montessori são: Espelho (para que a criança possa se reconhecer. Ele deve ser colado em MDF ou madeira para evitar que estilhaços caiam no chão caso quebre), barra afixada na parede, tapete emborrachado e armário baixo (principalmente um armário com algumas roupas, para que a criança possa escolher o que vestir).

mon04
Crédito: Revista Casa e Jardim

E uma das melhores coisas sobre o quarto Montessori é que para montá-lo não é necessário desembolsar uma grande quantia de dinheiro. Existem vários sites que já vendem os kits completos desse tipo de quarto. Com um pouco de paciência e bastante procura, esse quarto pode ficar com a cara de sua criança e despertar o que há de melhor nela!


Visite os sites Lojas KD, Kangoolu, Abra Cadabra ou Mobly para montar o seu quarto Montessori e que com certeza você vai amarem conhecê-las. Antes de fechar as compras visite o Cupom Grátis para conferir quais cupons dessas lojas estão disponíveis para você economizar ainda mais.