Só quem tem uma cozinha pequena sabe o valor de cada espacinho que tem nela. Todas as dicas e maneiras de otimizar cada canto de uma cozinha são bem vindas para armazenar todas as nossas panelas, utensílios, porta mantimentos e todas as louças que colecionamos ao longo da vida (eu sou dessas, colecionadora de louças. Amo!). Ao mesmo tempo, queremos praticidade e funcionalidade nesses espaços, ter as coisas sempre à mão. Veja as dicas para um armazenamento inteligente e ao mesmo tempo uma decoração elegante em que tudo tem o seu lugar, sem bagunças.

  1. Escolha cores claras

 

Parece clichê, mas vale relembrar que cores claras dão amplitude aos ambientes e deixam tudo mais iluminado e clean. Bege, creme ou branco promovem a sensação de estarmos em um ambiente espaçoso. Mas se você gosta de um toque de cor em sua cozinha, não há nada de errado em escolher uma parede para pintar ou escolher ladrilhos hidráulicos, que estão super em alta nas decorações de cozinha.

xx01

Créditos: Achados de decoração

xx02

Créditos: Arquitete

xx03

Créditos: Decor Fácil

 

2. Traga arte para sua cozinha

 

Aqui entra a criatividade e sua personalidade. Dá para fazer um composê de mini quadros com gravuras que se remetem a comida e culinária de uma forma geral, dá para pendurar diferentes pratos, mas que combinam entre si, enfim, invente! Sabe aqueles talheres antigos que você só tem poucas unidades do conjunto porque as peças foram se perdendo? Que tal juntar alguns e fazer um quadrinho com eles?

xx04

Créditos: Arquitrecos

xx05

Créditos: 20 North Ora

xx06

Créditos: Construindo minha casa clean

xx07

Créditos: Artesanato passo a passo já

Encontre nessas lojas vários cupons de desconto em itens de decoração semelhantes a esses e muito mais:

Westwing, Bololô, Abra Casa, Shoptime, Abra Mais, Lojas KD, Etna, Mobly, Lojas EC.

             3. Armazenamento à mostra

Disfarçar o armazenamento como decoração é uma ideia genial para trazer para a cozinha. É uma tendência contemporânea e engenhosa que vem sendo utilizada para melhorar a funcionalidade desse ambiente tão frequentado em nossas casas que é a cozinha. Além disso, prateleiras abertas ou armários sem portas ou com portas de vidro ajudam a eliminar a desordem, mas não se esqueça de manter a arrumação em dia. De quebra, dá para expor seus livros de receitas e suas mais charmosas porcelanas.

xx08

Créditos: Flickr

xx09

Créditos: Ella Claire Inspired

xx10

Créditos: Flickr

xx11

Créditos: Apartment therapy

Uma cozinha prática e bem organizada com tudo no seu devido lugar é tudo o que precisamos para nos sentirmos bem na cozinha e poder testar nossas receitas preferidas.