A escolha do equipamento certo garante que a prática da atividade física seja mais prazerosa e segura. Além disso, o tênis adequado é capaz de ampliar os limites do atleta, ajudando-o a conquistar seus objetivos. Tudo isso com a certeza de reduzir alguns danos causados pelo exercício, como o impacto e até mesmo a transpiração excessiva. É por isso que é tão importante investir em um calçado de boa qualidade, garantindo que você possa treinar por muito mais tempo. Assim, o esporte e a atividade se tornam parte integrante da sua rotina.

Amortecimento

A principal característica que deve ser levada em consideração ao buscar um novo tênis é o amortecimento. Ele será o principal responsável pela absorção do impacto e também pela diminuição do risco de lesões e até mesmo das dores causadas pelas corridas ou exercícios intensos. Para quem deseja perder peso, por exemplo, escolher o tênis com os materiais certos garante que as articulações não sejam prejudicadas e que os exercícios tenham resultados ainda melhores. Além disso, a escolha dos materiais se estende por toda a estrutura do calçado, já que eles garantem mais propulsão e menor peso para você ir ainda mais longe e superar seus limites.

Tipos de pisada

Outra grande diferença na escolha do tênis é o tipo de pisada de cada atleta, que define certas características do calçado para que ele se encaixe melhor ao pé e não cause dores ao longo do tempo. O material de muitos tênis acaba se adaptando ao formato da planta do pé, mas é preciso ter atenção na escolha do modelo certo para a maneira de pisar.

A pisada pronada, por exemplo, é caracterizada quando o pé força mais a parte interna. Isso pode causar uma torção excessiva do tornozelo e dos pés. Isso acaba gerando um desalinhamento e até mesmo prejudicando a postura com o tempo. Nesse caso, vale a pena investir em um tênis com uma proteção extra na parte interna, com amortecimento que vai do calcanhar até a ponta dos pés.

Já a pisada supinada é exatamente o oposto. Nela a parte mais exigida para caminhar é a externa. Nesse caso, o grande risco é que o peso não fique distribuído de maneira uniforme por todo o pé e acebe gerando uma tensão maior nos dedos de fora. Esse modo de pisar pode causar lesões nos joelhos e nas costas. Vale apostar nos modelos mais leves, que conseguem garantir proteção em toda a lateral do pé, com materiais resistentes.

Por último, a pisada neutra é a que mais se adapta a diferentes tipos de tênis. O movimento de cada passo é bem distribuindo partindo do calcanhar até a parte frontal do pé. Os tênis mais indicados são aqueles que conseguem combinar a leveza com a distribuição uniforme dos materiais para garantir que o caminhar seja mais suave e sem um grande desgaste. O ideal é investir em um bom modelo, assegurando também sua durabilidade. Os preços surpreendem positivamente e os cupons de desconto Netshoes ajudam muito na hora de economizar.

Atividades

Por fim, a escolha do tênis também varia conforme a atividade buscada por cada pessoa. Os diferentes modelos têm características especiais para a prática de exercícios que exigem movimentos variados e proteção para os pés. No basquete, por exemplo, os canos mais altos protegem a região dos tornozelos e evitam torções durante os movimentos. Já no caso do tênis, a resistência dos materiais é excelente para que o atleta dê respostas rápidas e faça as jogadas a tempo. Quem pratica corrida deve escolher modelos leves, que ajudam na respiração do pé e garantem que o impacto seja reduzido, mesmo em longas distâncias.