Muitas pessoas têm dúvidas e dificuldade na hora de cortar e armazenar carnes. Já que temos uma rotina cheia de atividades e temos que poupar ao máximo nosso tempo, deixar as carnes já cortadas no congelador é uma ótima forma de trazer praticidade ao dia a dia. Para isso, vou mostrar como faço para deixar as carnes que consumimos mais acessíveis e fáceis de preparar mesmo em meio à correria do cotidiano.

Primeiro, limpo a peça de carne que vou cortar eliminando o excesso de gordura e as aparas (que são pedaços que não servem para consumo, como os nervos, por exemplo). Vale lembrar que uma faca bem afiada facilita o trabalho.

m11 (1)Crédito: Foto/Reprodução: Marina Trindade

Essa peça é um lagarto. Em algumas cidades pode ser conhecida como “bananinha”, por ter um formato cilíndrico bem definido em decorrência de suas fibras. É muito saborosa para ser preparada como carne de panela, entre outras preparações. Mas, isso é assunto para outra conversa. Aqui vou me deter ao corte ideal para ela.

Como falei, uso bastante o lagarto para fazer carne de panela. Por esse motivo, armazeno a carne em cubos grandes de 4cmx4cm. Para mim, esse é um tamanho bom para que a carne fique suculenta, mas sem desmanchar.

m12 (1)Crédito: Foto/Reprodução: Marina Trindade

Outro tipo de carne que consumimos bastante é o filé mignon, o meu preferido por ser uma carne magra e versátil, além de deliciosa. Também faço a limpeza da peça em primeiro lugar. Depois, corto em medalhões, que é um dos cortes que mais uso para cozinhar.

Depois de limpar e cortar tudo, peso e etiqueto cada uma delas com data em que foi cortada e peso, e armazeno em saquinhos tipo “zip” ou em plástico filme como na foto. Faço a etiquetagem com fita crepe e escrevo com caneta normal mesmo ou com caneta permanente, daquelas que usamos para identificar CD’s.

m13 (1) m14 (1) m15 (1)Crédito: Fotos/Reproduções: Marina Trindade

Gosto de guardar as carnes dessa forma porque facilita muito na hora de descongelar, pois não preciso descongelar uma peça grande só para retirar um pedaço, e até mesmo para saber que carne é aquela e qual preparação posso fazer com ela.

Essa foi uma dica que aprendi e nunca mais deixei de lado, pois otimiza bastante meu tempo e tenho certeza que vai facilitar seu dia a dia também.