Quer viajar para o exterior?  Fazer aquela tão sonhada viagem internacional? Então a primeira coisa que você deve fazer é requerer o passaporte. Pois, ele é considerado a carteira de identidade do viajante, sem ele você não pode transitar entre os países livremente e comprovar a sua identidade.

01

Crédito: Internet

O processo de requerimento é muito simples, praticamente todo online. Tem uma taxa de confecção de R$ 257,25 e tem a validade de até 10 anos. Para menores de 18 anos o passaporte terá validade definida de acordo com sua idade, conforme abaixo:

IDADEVALIDADE
0 a 1 ano incompleto1 ano
1 ano completo a 2 anos incompletos2 anos
2 anos completos a 3 anos incompletos3 anos
3 anos completos a 4 anos incompletos4 anos
4 anos completos a 18 anos incompletos5 anos
18 anos completos ou mais10 anos

Segue abaixo um passo a passo de como requerer o passaporte, essa informações foram extraídas do site da Policia Federal, para mais informações pode acessar o site http://www.pf.gov.br/servicos/passaporte/.

Passo 1: Verifique a documentação necessária no site da PF. Lembrando que não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos TODOS os documentos originais relacionados e você deverá solicitar a emissão no próximo passo;

Passo 2: Solicite a emissão do passaporte. Preencha o formulário na internet, caso haja dúvidas sobre o preenchimento, ligue 194;

Passo 3: Após o preenchimento será emitido uma GRU no valor de R$257,25, pague-a, atentando-se para a data do vencimento;

Passo 4: Após o pagamento da GRU, compareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida e protocolo da solicitação. Em algumas unidades do DPF é necessário o agendamento prévio;

Passo 5: A unidade da Polícia Federal verificará os documentos e coletará os dados eletrônicos, e será impresso protocolo aonde constará a data provável da entrega do passaporte, que será de no máximo 06 (seis) dias úteis. Consulte o andamento do seu pedido de passaporte através do site:

https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/consultarSituacaoSolicitacao.do?dispatcher=exibirConsultaSituacaoSolicitacao;

Passo 6: O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados no protocolo.

Com o passaporte em mãos, você agora pode começar a planejar a sua viagem internacional. Lembrando que em alguns países além do passaporte há a necessidade de um visto para a entrada. Mas, esse assunto será abordado nos próximos artigos.