Conheça um pouco mais sobre a história do Drone, especificações e regras de segurança.

A criação do Drone ou Veículo Aéreo Não Tripulável (VANT) iniciou nos EUA, em 1939, no início da Segunda Guerra Mundial, após isso Israel também fez o seu primeiro Drone, em 1973, após a Guerra de Yom Kippur.

drone1

Crédito: site diário liberdade

Inicialmente o Drone foi desenvolvido para a guerra e hoje é uma importante tática no combate ao terrorismo. Infelizmente, há dados que algumas ações por Drone em guerra acabaram matando milhares de civis inocentes, mas na totalização de sua atuação no combate ao terrorista é expressivamente positiva. Um desses dados foram as 150 mortes de terroristas do Al Shabab de acordo com a Revista Abril.

drone2

Crédito: oficinadanet

Atualmente os Drones ganharam novas funcionalidades além de combater a guerra. Por exemplo: Desde 2015 a Amazon faz entregas em determinados lugares através deles.

E outra novidade é o uso do Drone para filmagens aéreas de filmes, sejam amadores ou profissionais, como foi o exemplo de “O Iluminado” dirigido por Stanley Kubrick em 1980, primeiro filme que usou esse experimento, que impressionou o público na época.

Embora ainda não seja barato, o Drone em brinquedo está virando febre entre crianças e adultos. No Brasil a ANAC , em 2015, apresentou uma nova regulamentação sobre o uso dos VANT. Dependendo do peso do seu Drone e a altura que ele pode alcançar, é importante que você esteja por dentro das exigências.

drone3

Crédito: Americanas

Existem dois tipos de Drones em brinquedos, o com câmera e sem câmera.

Com câmera você pode encontrar a partir de R$ 429,90 e sem câmera você pode encontrar a partir de R$149,90 na internet. Esses preços podem variar com o tempo e taxas inflacionárias.

Nessas lojas você pode encontrar alguns Drones à venda:

Casas Bahia, Submarino, Mercado Livre, Extra, Americanas.

Eu quero comprar um Drone quais recomendações devo ter?

Veja aqui algumas dicas:

  1. Verifique o raio de alcance do controle remoto.

 Se caso você exceder o limite de distância, a queda de seu Drone será inevitável e você terá que arcar com os custos;

  1. Verifique o tempo de bateria.

Certifique-se de quanto tempo em média o seu Drone fica no ar e tenha sempre a precaução ao utilizá-lo;

  1. Verifique se suporta ou não câmeras para filmagens, tipo Go-Pro.

Esteja atento se você quer adquirir seu produto para fazer filmagens e se o produto suporta ou é específico para acoplar uma câmera esportiva;

  1. Tenha muita prática para manusear o Drone.

Antes de tentar usá-lo em áreas com certa aglomeração de pessoas, faça treinamentos e pratique bastante em áreas sem civilização. Ex: sítios, fazendas, campos;

  1. Não use perto de áreas perigosas ou com restrições aéreas.

Ex: Aeroportos ou próximo a redes de distribuição elétrica;

  1. Conheça a regulamentação da ANAC.

Clicando neste link você verá tudo sobre as regras para Drones e Aeromodelos. (CLIQUE AQUI)