Chegou a hora de viajar de carro, depois de todo planejamento de sua viagem você deve revisar o seu veículo, para que não haja nenhum problema durante o seu caminho, pois não há nada pior do que ser pego de surpresa na sua viagem.

li01

Crédito: site coopershop

De acordo com o site ApoioCar.com, existem 10 itens que precisam ser revisados antes de pegar a estrada. Os quais foram listados a seguir:

 

1) Pneus

Para ter uma viagem de carro segura, uma das primeiras coisas que você deve verificar é como estão os seus pneus, verifique se eles não estão carecas e se estão calibrados de acordo com o manual do seu carro. Lembre-se que o estepe também deve entrar nessa revisão. Nunca se sabe quando vai utiliza-lo. Caso sinta vibrações quando estiver dirigindo pode ser que precise fazer o balanceamento dos pneus, já o alinhamento deve ser feito todas as vezes que houver troca dos pneus ou um desequilíbrio direcional.

 2) Velas e cabos

O período médio para verificar as velas é a cada 10 mil quilômetros e os cabos a cada a cada 50 mil quilômetros. Então, anote sempre quando fizer as revisões.

3)Suspensão

Para a estabilidade do carro é necessário que a suspensão esteja toda certinha, principalmente na estrada, por isso, é necessário que você verifique as molas, buchas, bandejas, pivôs e os terminais.

4) Correia dentada

O rompimento da correia dentada pode danificar gravemente o motor. Por isso, verifique a correia dentada do seu carro há cada 15 mil quilômetros rodados. Assim é possível identificar trincas e desgastes. E sempre verifique no manual do carro qual o período que deve ser trocada a correia, dependendo do fabricante as correias devem ser realizada a cada 50 mil quilômetros (em média).

5) Freios

Deve-se dar uma atenção maior aos freios, caso estejam com o pedal duro, com trepidações ou com ruídos a avaliação deve ser mais minuciosa.

6) Filtro de ar, óleo e combustível

É necessário manter a troca do óleo em dia, lembrando sempre que a cada troca de óleo, que varia de carro para carro, deve-se trocar o filtro de ar e de óleo. Porque dessa forma a vida útil do lubrificante não diminui.

7) Limpador de para brisa

Verifique as borrachas do limpador de para-brisas, caso as mesmas estejam desgastadas troque-as imediatamente, é melhor trocar logo do que ser pego desprevenido com uma chuva na estrada.

8) Radiador

Para manter uma boa temperatura do motor, é necessário que o motor seja mantido em dia, também é preciso fazer a troca do líquido de arrefecimento do motor e sempre conferir a válvula termostática, a bomba d’água, o funcionamento da ventoinha e, com certeza, checar os marcadores de temperatura do painel.

 9) Sistema elétrico, faróis e lâmpadas

O sistema elétrico tem que estar funcionando corretamente; lanternas, faróis e piscas são imprescindíveis durante uma viagem de carro. Por isso, sempre faça um teste antes de sair com o carro. Outra coisa que deve ser feita antes de pegar a estrada é fazer um checkup na bateria, no motor de partida e no alternador.

10) Triângulo, macaco e chave de roda

Esses itens são mais lembrados e usados quando necessário (quando há a necessidade de trocar o pneu por algum motivo), mas não vai ser por isso que não vai checar se está funcionando corretamente. O pneu furar em viagens longas é mais comum do que você pensa.

Confira algumas ofertas nos setor automotivo e agarre seu cupom de desconto.

Walmart, Magazine Luiza, Ricardo Eletro, Casas Bahia, Insinuante, Extra, Americanas.