Confere essas super dicas para você aprender a  poupar dinheiro

1. Anote seus gastos

Talvez seja a dica mais importante para você poupar dinheiro. Se você não sabe para onde seu dinheiro está indo, você nunca vai conseguir fazer uma estimativa real e nunca vaI conseguir economizar dinheiro pelo simples fato de você não ter controle sobre ele.

Ao anotar seus gastos, você não só passa a controlar seus gastos, passa a controlar sua vida financeira, mas, principalmente, você tem um raio-x da sua situação financeira e fica muito mais simples, inclusive, de você
realizar seus gastos.

Então, anote todos os seus gastos da forma mais simples possível, num bloquinho de notas, no aplicativo de notas do celular, numa planilha, como você achar melhor – contanto que você anote todos eles.

2. Crie um orçamento pessoal

Um orçamento nada mais é do que metas de gasto. É você estabelecer… Por exemplo, meu orçamento preferido é o que eu chamo de 60/10/10/20. É 60% para sua manutenção mensal, para aqueles gastos realmente básicos; 10% para você investir em objetivos de curto prazo, fazer uma reserva financeira, fazer uma viagem, comprar presentes para uma data específica, estar protegido de imprevistos financeiros.

Acho que essa é a principal função desses 10% para curto prazo. Outros 10% para longo prazo, aí o foco total do seu investimento na aposentadoria, para você cuidar do seu futuro financeiro.

E se você conseguir encaixar seus gastos básicos em 60%, 10% você fizer uma reserva financeira para imprevistos, outros 10% você tiver investindo para sua aposentadoria, não tem problema nenhum em usar os outros 20%
livremente. Gastar da forma que você achar melhor.

Eu prefiro gastar com experiências, mas cabe a você tomar essa decisão. Se você encaixa seu orçamento dessa forma, se você estabelece essas metas e consegue cumpri-las, esses 20% livres são a recompensa por você ter sido disciplinado, por você ter conseguido cumprir sua grande meta. Então, você pode gastar dele livremente.

3. Arredonde as despesas para cima e sua renda para baixo

Por quê? Porque é muito comum, quando a gente está fazendo o orçamento pela primeira vez… A gente tenta ser super otimista em relação às nossas despesas:

– Eu só vou gastar 200 reais com transporte.

-Só vou gastar 400 reais com alimentação.

– Só vou gastar 200 reais com saídas

E a gente sabe que não é assim. Então, quando você tiver fazendo estimativas, tente ser bem pessimista do ponto de vista das despesas, sempre estimando ela bastante para cima.

E do ponto de vista da renda, principalmente para quem tem uma renda variável… Que depende de vendas, depende de comissões… Faça também uma estimativa pessimista.

Pessimista no sentido de achar que você vai ganhar menos do que de fato você provavelmente vai ganhar. Quando você faz isso, você deixa um orçamento muito mais realista e com muito mais espaço para você fazer novas economias, para aumentar sua renda, para diminuir suas despesas. Então, coloque essa ideia em prática também.

4. Pague aquelas contas mensais, aquelas contas fixas, todas no mesmo dia

Então tente concentrar todos aqueles pagamentos que acontecem no mesmo mês… Aluguel, água, luz, telefone, seguro, qualquer parcelamento, financiamento do imóvel… O que quer que seja.

Aquelas despesas que acontecem todos os meses… Faça o possível para colocar todas elas
no mesmo dia. É super simples.

Todos os prestadores de serviço podem fazer essa mudança. Não tem problema nenhum. Você troca… No mês que você fizer a troca, vai vir um valor proporcional a mais ou a menos, depois fazem a compensação. Mas não tem problema nenhum.

E tente deixar essa data o mais próximo possível do recebimento do seu salário, do recebimento da sua renda. Assim, no momento em que o dinheiro entra, você já paga aqueles gastos que são fixos e você passa o resto do mês com dinheiro suficiente para você se manter. Fica muito mais fácil você se organizar para não achar que está dando tudo certo e, depois quando chega o dia dos pagamentos, todo seu planejamento cair por água abaixo.

Então, concentre todas as contas fixas no mesmo dia!

5. Fale sobre dinheiro em família

É muito comum, infelizmente, aqui no Brasil… Até por dinheiro ser um tabu… Que os pais simplesmente não conversem sobre dinheiro com os filhos…

Como se fosse um tema feio, um tema distante… Seja por não compartilhar… Obviamente, isso vai depender da idade, de eles compreenderem. Compartilhar quanto ganham, compartilhar como está a situação financeira, compartilhar quando estiver num aperto maior para contar com ajuda de todos.

É muito importante que todos… Não só seus filhos, mas seu cônjuge também esteja a par da situação financeira, principalmente naquelas famílias que só tem uma fonte de renda.

É muito normal que exista uma concentração dessa informação. Então, converse. E se cada um tiver uma renda separada, aí é mais importante ainda você conversar para cada um estar alinhado… Não só os objetivos, mas os interesses de cada um.

Quando tiver um problema, que todos estejam juntos, lutem juntos para superar aquele problema financeiro. Então, quanto mais você conversar sobre dinheiro, certamente as pessoas vão ter uma compreensão melhor, vai ser muito mais fácil dizer não e vai ser muito mais fácil cortar gastos.

6. Faça compras com dinheiro em espécie, principalmente aquelas compras que você tem um orçamento predefinido para isso

Por exemplo, você sabe que quando vai no supermercado fazer as compras do mês a compra dá, aproximadamente 200 reais, por exemplo… 300… Vai variar de família para família. Você sabe qual é o valor, leva aquele dinheiro contadinho.

Se no momento que você tiver fazendo as compras, você se empolgar um pouco e colocar uma coisa a mais, na hora que você estiver passando, você vai lá corta aquilo que você já sabe que é supérfluo.

Se você tiver com o cartão, você vai passar tudo. Se você tiver com o dinheiro contado, você certamente vai abrir mão de levar aquela coisinha a mais que você achava que queria, mas que não vai caber naquele momento.

Então, você simplesmente tira do seu carrinho, ou se já tiver passado, você manda cancelar aquele item para que você consiga fazer o pagamento com o dinheiro em espécie.

A mesma coisa quando você for para o shopping para fazer uma compra. Você está certo que precisa comprar uma determinada roupa, porque vai ter uma festa, ou isso ou aquilo… Tudo bem, não tem problema. Mas vá sem o cartão de crédito. Vá com o dinheiro em espécie porque inclusive dói muito mais quando você paga em dinheiro.

Cartão parece que você tem uma renda ilimitada. Com dinheiro em espécie, não. Você sente, de fato, aquele dinheiro saindo. Então, você certamente vai comprar só se você realmente estiver precisando.

7. Faça comprar inteligentes

O que eu acho de compras inteligentes? Em certos momentos a gente precisa presar muito mais pela qualidade, em outros nem tanto. Então, nem você compra todas suas roupas em lojas de departamento, nem você vai comprar todas suas roupas naquelas melhores lojas, que têm mais qualidade, tem mais marca e, por consequência, tem preços maiores.

Então, um exemplo muito simples é… Aquelas roupas que são mais básicas, uma camiseta básica que você fica em casa, meias, cuecas, calcinhas… Roupas íntimas… Você pode comprar em lojas de departamento, porque não depende tanto da questão da qualidade em si, da aparência.

É uma coisa quase que commodity, então você não precisa prestar tanto para a qualidade. Mas, por outro lado, quando você precisa comprar seja uma roupa para sair, uma roupa para trabalhar, uma roupa para uma festa, você compra de uma qualidade melhor.

Não só você tem menos itens, como você vai ter muito mais prazer em usar. Você sabe que aquilo ali você realmente
gosta.

Não é aquele negócio… Em vez de comprar uma roupa boa, vou comprar três mais ou menos… De que adianta? Mesmo que seja o mesmo preço, aqueles três mais ou menos nunca vão te dar aquele prazer de fato de utilizar.

Então, saiba comprar de uma forma inteligente. Preze pela qualidade quando você precisar disso e preze pela quantidade… Não pela quantidade… Mas pelo preço quando aquilo ali não for tão importante, quando for uma coisa meio que… Meias, cuecas, roupas íntimas de uma forma geral, camisetas básicas.Você pode comprar em qualquer lugar.

Então, faça compras de uma forma inteligente porque eu tenho certeza que você vai conseguir poupar mais dinheiro também.

8. Peça mais coisas emprestadas

Assim que eu me mudei eu precisava furar a parede para colocar quadros ou para colocar um armador de rede, que é muito comum aqui no nordeste. Mas eu comprei naquele primeiro momento uma furadeira, mas acho que isso aí não foi uma boa decisão.

É uma coisa que você usa uma vez na vida. Aqui não é necessário. Eu poderia ter pego emprestado. E é uma dica que eu deixo aqui também. Muitas vezes, essas coisas que a gente usa só pontualmente… Seja uma furadeira, seja uma prataria ou alguma coisa quando você vai fazer uma festa na sua casa para colocar um bolo… Uma boleira…
O que quer que seja… Que você vai usar só uma vez, você pode pegar emprestado de alguém.

Em alguns casos pode ser o caso até de você pegar emprestado uma roupa de festa quando você não é muito de estar saindo para grandes festas ou para eventos maiores.

Você pode pegar emprestado também ou alugar uma roupa em vez de comprar, para não ficar parada no seu guarda-roupa por um, dois anos sem uso. Então, várias vezes você pode pegar sim coisas emprestadas para economizar bastante dinheiro com isso.

9. Não abra emails de ofertas.

É muito comum quando a gente faz uma compra numa dessas lojas online… A gente cadastra o email da gente lá e ele fica mandando ofertas para a gente.

E isso não é uma boa coisa, porque a gente fica naquela sensação de tipo… Eu prefiro deixar esse email lá, porque vai
que aparece uma oferta realmente imperdível. Mas a grande verdade é que, muitas vezes,quando existe um desconto, ele nem é tão bom assim. E na maioria das vezes é algo que simplesmente está com preço menor a gente compra por impulso.

Então, o simples fato da gente parar de abrir esse tipo de emails… Ou em caso mais drásticos… Se você sentir que não consegue parar de abrir… Você vai lá, abre o email… Lá no final do email, no rodapé, tem um link para você clicar em descadastrar. Então você clica lá para não voltar  receber email novamente.

Então, deixe de abrir esses emails ou simplesmente se descadastre para que você pare de ter acesso a essas ofertas de deixe de fazer compras por impulso.

10. Saia menos.

Obviamente, não estou dizendo aqui para você passar o final de semana inteiro dentro de casa, mas se você é daquelas pessoas que saem toda sexta, sábado e domingo, se você abrir mão só de um desses dias, eu tenho certeza que você vai fazer uma baita de uma economia.

Você pode simplesmente escolher um dos dias para poder sair… E no outro você pode… Se você é dessas pessoas que gostam de sair e interagir socialmente, você pode receber seus amigos em casa, fazer um rodízio, cada final de semana é na casa de um diferente.

Você vai economizar um jantar e ainda assim vai ter um jantar de qualidade. Vai economizar com bebidas alcóolicas. Para quem quer tomar uma cervejinha, é muito mais barato tomar uma cervejinha em casa do que tomar uma cervejinha no bar.

Não é deixar de sair, é sair menos. Escolher um dia do final de semana e não sair. Ficar em casa e fazer algum evento dentro da sua própria casa.

Então, eu espero que com essas ideias… Essas ideias super simples, práticas… Que podem ser colocadas em prática imediatamente por você… Você tenha conseguido encontrar a forma de poupar mais dinheiro.

Mas é importante que eu diga o seguinte. Apenas aprender a poupar dinheiro não vai fazer com que você alcance a riqueza, não vai fazer com que você fique rico, não vai fazer com que você alcance a sua liberdade financeira. É um passo.

Mas se você quiser uma mudança muito mais drástica, você precisa aprender não só a gastar menos, mas a ganhar mais e investir melhor seu dinheiro.

Se isso parece interessante para você, eu te faço um convite. Assista a uma aula, a uma aula nova, totalmente gratuita, de muita qualidade, de muito conteúdo que eu chamo de “Como ficar rico de verdade”.

É onde eu falo sobre essa tríade do enriquecimento. Não só em aprender a poupar, mas aprender a aumentar seu dinheiro e aprender a investir essa diferença com muito mais qualidade.

Poderá ver o vídeo original no youtube Aqui

Quer economizar em suas compras na internet? No cupomgratis você encontra as melhores ofertas.